Tirando casacos

Tirando casacos principal
 
O tempo de frio está chegando, e vivendo num país tropical como é o Brasil, pouco são nossos cuidados com o frio, pois a maior parte do tempo estamos morrendo de calor, mas quando o frio bate as vezes passamos frio por não ter pego aquele agasalho, ou mesmo cheio de agasalhos parece que não são suficientes e sentimos o frio, e é aí que entra a dica de hoje.

Mas antes da dica, vamos entender melhor sobre a função do agasalho em relação ao nosso corpo para nos proteger do frio.
Quando esfria muito procuramos uma roupa grossa, como casacos ou cobertores pesados, mas estes tecidos grossos não têm a função de nos aquecer, apenas nos protegem do frio. Quando a temperatura ambiente baixa, sentimos o frio porque o nosso corpo está com a temperatura mais alta do que a temperatura do ambiente.
E por estar com a temperatura mais alta do que a temperatura do ambiente, essa temperatura alta sendo liberada em contato com a baixa provoca a sensação do frio. Então as blusas de frio nos protegem deste contato, tanto evitando que o calor do nosso corpo saia, como evitando que o frio entre. E a quantidade de roupa de frio ou eficiência deste isolamento vai intensificar isso, ou seja, muita blusa de frio vai nos fazer suar, pois o calor vai ficar ali e acumular, pois nosso corpo não para de liberar calor e pouca blusa não vai proteger o suficiente.

Depois de ouvirmos sobre este equilíbrio, vamos a dica para que mesmo agasalhados (o suficiente) não sintamos frio.

Lembrando o equilíbrio, temos que considerar a temperatura do ambiente, sendo assim a roupa que colocamos para nos proteger do frio sempre é pensando no maior frio que vamos enfrentar, que geralmente é o frio de quando saímos na rua (mas pode ser aquela sala de ar-condicionado ligado mesmo no frio), e se assim estamos protegidos então a roupa é suficiente, certo? Então chega o lugar que vamos entrar, só deste lugar ser um ambiente fechado e não correr vento, mais as pessoas que estão lá dentro (liberando calor) este lugar vai ser mais quente do que o ambiente que você estava, se você continuar com as mesmas blusas que você estava lá fora, seu corpo vai estar com mais blusa do que precisa e assim a hora que sair novamente, a mesma roupa que te protegia não será suficiente, pois o calor acumulado dentro da sua roupa será maior e a roupa não protegerá e você terá a sensação de frio.
Para evitar isso, quando sair de um ambiente mais frio e for para um ambiente mais quente, tire o casaco, tire uma peça de frio, ou regasse a manga.

tirandocasacos 1

Parece bobeira, geralmente fazemos isso depois que começamos a suar, mas se não fazemos isso, quando saímos para um ambiente mais frio, vamos sentir a necessidade de aumentar mais uma blusa, repare nos filmes que passam em ambientes mais frios eles sempre tem um local para colocar casacos quando entram em restaurantes, cafés, ou nas casas.

tirando casacos 2

Provavelmente é por causa do aquecedor, que no caso só muda pela presença do calor evidente, mas se você já sentiu frio ao sair de um lugar fechado para um lugar aberto que já esteve sem problemas, tente usar esta dica, use esse equilíbrio a seu favor.

Uma vez uma professora de química que viajava muito me ensinou isso e estou repassando aqui. Bom é isso aí, fica a dica… que talvez possa ser útil…

Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *