Com o Word deixe o desenho colorido em preto e branco para colorir

deixe-o-desenho-colorido-em-preto-e-branco-para-colorir-com-o-word

Ao fazer uma pesquisa de um desenho nem sempre encontramos o que imaginamos ainda mais se for algo específico como um desenho que precisa ser colorido, ou um desenho que precisa ser para imprimir e ser colorido, muitas vezes por motivos assim temos que descartar aquele desenho que gostamos por ele estar colorido, por exemplo, e esperamos que o autor o tenha disponibilizado em preto e branco e continuamos a busca até que por não acha-la em preto e branco somos obrigados a procurar outro…

Bom minha dica de hoje é como usar este desenho colorido e nós tirarmos a cor para que fique preto e branco e possa ser usada para impressão e ser colorido já no papel. Para isso pensei na forma mais prática possível e com uma ferramenta que a maioria possa ter disponível e… faremos isso com o Microsoft Word.

Tudo bem que assim o desenho só será preto e branco dentro do Word, mas esta mudança é muito fácil e pode ser repetido cada vez que for imprimir isso se já não o tiver salvado.

Vamos lá, então?

Primeiramente vamos escolher o desenho colorido, se quisermos tirar a cor dele, só precisaremos prestar a atenção em um detalhe… o contorno do desenho deve ser todo preto, onde o contorno for colorido vai ser perdido… o desenho que escolhi para demonstração é este aqui tirado do endereço www.ensinar-aprender.blogspot.com…

desenhos-para-colorir-o-bom-samaritano-www-ensinar-aprender-blogspot-com017

Repare no desenho deste tutorial, ele tem os contornos em preto bem definidos, é isso que precisa ser observado, repare também que o desenho além de colorido tem sombras, falo isso pois ter sombras, ou cores mais elaboradas não prejudicam o processo, basta ter os contornos em preto bem definido.

Primeiro passo, considerando que você já tem o desenho salvo em seu computador, é inserir seu desenho no Microsoft Word, lembrando que usei o Word 2010 que já é antigo para este tutorial. Para isso posicione o cursor onde deseja que o desenho fique na página e depois vá no Menu Inserir/Imagem, conforme a figura abaixo:

inserindo-imagem

Vá até a pasta onde está salva o desenho, clique sobre ele e depois clique em Inserir, a figura abaixo mostra o desenho já inserido e selecionado.

imageminserida

Agora está na hora de tirar a cor dele para podermos imprimi-lo em preto e branco, para isto se o desenho não estiver selecionado (com umas bordas em volta que controlam o tamanho), então clique em cima do desenho para selecioná-lo, isto irá fazer com que o Microsoft Word te dê algumas opções relacionados à imagem. A opção que aparece é um novo menu chamado Ferramentas de Imagem/ Formatar. Veja na figura abaixo esta opção:

formatar-imagem

Vá até este menu Formatar e clique sobre ele depois vá nas opções que aparece do lado esquerdo da tela e clique no botão Cor, conforme a figura a seguir:

escolha-a-opcao-cor

Ao clicar em cor aparecerá um painel com vários filtros mudando as cores do desenho. Veja este painel abaixo:

ao-clicar-em-cor-aparecera-um-painel-de-opcoes

Entre as opções no meio do painel você encontrará três filtros para preto e branco, são três porque conforme o tom das cores dos desenhos um filtro seja necessário, dependendo outro filtro seja necessário. Veja o preto e branco em 50% para este desenho como fica abaixo:

escolha-uma-das-opcoes-em-preto-e-branco

Para este desenho 50% fez com que as cores escuras ficassem pretas e não só o contorno, tem casos que o preto e branco 50% já ficará só com contorno e pegar mais claro perderá partes do contorno do desenho, mas como aqui esta opção pintou de preto as cores escuras, vamos tentar filtrar mais ainda com preto e branco 25%, veja abaixo como fica:

imagem-pronta-com-25-de-preto-e-branco-ideal-neste-caso

Olha, tentando a outra filtragem, o preto e branco 25% ficou bom para este desenho, pois atingiu o objetivo de só ter os contornos. Mas a escolha da filtragem pode variar conforme a cor usada no desenho.

E é só isso, o desenho que antes é colorido está somente com os contornos e pronto para ser impresso.

Espero que tenha gostado da dica, e que possa ser útil para não ter mais que desistir de um desenho por ele já ter cor.

Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *