Com o Word deixe o desenho colorido em preto e branco para colorir

deixe-o-desenho-colorido-em-preto-e-branco-para-colorir-com-o-word

Ao fazer uma pesquisa de um desenho nem sempre encontramos o que imaginamos ainda mais se for algo específico como um desenho que precisa ser colorido, ou um desenho que precisa ser para imprimir e ser colorido, muitas vezes por motivos assim temos que descartar aquele desenho que gostamos por ele estar colorido, por exemplo, e esperamos que o autor o tenha disponibilizado em preto e branco e continuamos a busca até que por não acha-la em preto e branco somos obrigados a procurar outro…

Bom minha dica de hoje é como usar este desenho colorido e nós tirarmos a cor para que fique preto e branco e possa ser usada para impressão e ser colorido já no papel. Para isso pensei na forma mais prática possível e com uma ferramenta que a maioria possa ter disponível e… faremos isso com o Microsoft Word.

Tudo bem que assim o desenho só será preto e branco dentro do Word, mas esta mudança é muito fácil e pode ser repetido cada vez que for imprimir isso se já não o tiver salvado.

Vamos lá, então?

Primeiramente vamos escolher o desenho colorido, se quisermos tirar a cor dele, só precisaremos prestar a atenção em um detalhe… o contorno do desenho deve ser todo preto, onde o contorno for colorido vai ser perdido… o desenho que escolhi para demonstração é este aqui tirado do endereço www.ensinar-aprender.blogspot.com…

desenhos-para-colorir-o-bom-samaritano-www-ensinar-aprender-blogspot-com017

Repare no desenho deste tutorial, ele tem os contornos em preto bem definidos, é isso que precisa ser observado, repare também que o desenho além de colorido tem sombras, falo isso pois ter sombras, ou cores mais elaboradas não prejudicam o processo, basta ter os contornos em preto bem definido.

Primeiro passo, considerando que você já tem o desenho salvo em seu computador, é inserir seu desenho no Microsoft Word, lembrando que usei o Word 2010 que já é antigo para este tutorial. Para isso posicione o cursor onde deseja que o desenho fique na página e depois vá no Menu Inserir/Imagem, conforme a figura abaixo:

inserindo-imagem

Vá até a pasta onde está salva o desenho, clique sobre ele e depois clique em Inserir, a figura abaixo mostra o desenho já inserido e selecionado.

imageminserida

Agora está na hora de tirar a cor dele para podermos imprimi-lo em preto e branco, para isto se o desenho não estiver selecionado (com umas bordas em volta que controlam o tamanho), então clique em cima do desenho para selecioná-lo, isto irá fazer com que o Microsoft Word te dê algumas opções relacionados à imagem. A opção que aparece é um novo menu chamado Ferramentas de Imagem/ Formatar. Veja na figura abaixo esta opção:

formatar-imagem

Vá até este menu Formatar e clique sobre ele depois vá nas opções que aparece do lado esquerdo da tela e clique no botão Cor, conforme a figura a seguir:

escolha-a-opcao-cor

Ao clicar em cor aparecerá um painel com vários filtros mudando as cores do desenho. Veja este painel abaixo:

ao-clicar-em-cor-aparecera-um-painel-de-opcoes

Entre as opções no meio do painel você encontrará três filtros para preto e branco, são três porque conforme o tom das cores dos desenhos um filtro seja necessário, dependendo outro filtro seja necessário. Veja o preto e branco em 50% para este desenho como fica abaixo:

escolha-uma-das-opcoes-em-preto-e-branco

Para este desenho 50% fez com que as cores escuras ficassem pretas e não só o contorno, tem casos que o preto e branco 50% já ficará só com contorno e pegar mais claro perderá partes do contorno do desenho, mas como aqui esta opção pintou de preto as cores escuras, vamos tentar filtrar mais ainda com preto e branco 25%, veja abaixo como fica:

imagem-pronta-com-25-de-preto-e-branco-ideal-neste-caso

Olha, tentando a outra filtragem, o preto e branco 25% ficou bom para este desenho, pois atingiu o objetivo de só ter os contornos. Mas a escolha da filtragem pode variar conforme a cor usada no desenho.

E é só isso, o desenho que antes é colorido está somente com os contornos e pronto para ser impresso.

Espero que tenha gostado da dica, e que possa ser útil para não ter mais que desistir de um desenho por ele já ter cor.

Abraços!

11 opiniões sobre “Com o Word deixe o desenho colorido em preto e branco para colorir

  • janeiro 16, 2018 em 12:20 am
    Permalink

    Tratar o desenho dessa forma eu nem imaginava. Vou começar colocar em prática.

    Resposta
    • janeiro 16, 2018 em 12:13 pm
      Permalink

      Esse post faria dando dicas por PhotoShop certamente, mas a proposta foi fazer direcionado para um público que trabalha sempre com evangelização de crianças e sempre pegam imagens para colorir, a questão é, e quando acham a imagem certa para o tema que precisam e esta imagem só tem colorida, ou tiram a cor com um aplicativo que tem na máquina (no caso um Word) ou desistem da imagem! E por incrível que pareça dá certo!

      Resposta
  • julho 27, 2018 em 3:30 am
    Permalink

    Muito interessante seu site, gostei muito das informações escritas.Vou acompanhar as novidades sempre. Obrigada bjs marisa

    Resposta
    • julho 27, 2018 em 11:10 am
      Permalink

      Fico feliz Marisa que ache interessante, espero postar mais coisas que goste! Abraços!

      Resposta
  • setembro 21, 2018 em 12:37 pm
    Permalink

    Olá gostei do artigo, gostaria de deixar um link de umcurso online para ajudar também, se poder me da uma força nessa fico grato.
    Obrigado!

    Resposta
    • setembro 21, 2018 em 1:24 pm
      Permalink

      Oi Geovani, posta o link e se não tiver nenhum problema deixo nos comentários sim!

      Resposta
  • setembro 22, 2018 em 10:34 am
    Permalink

    Exelente artigo, suas dicas são muito úteis, meus parabéns.

    Resposta
  • setembro 22, 2018 em 12:58 pm
    Permalink

    Olá gostei do artigo, gostaria de deixar um link é um curso de desenhos para ajudar também, se poder me da uma força nessa fico grato.
    Obrigado!

    Resposta
  • setembro 24, 2018 em 6:03 pm
    Permalink

    Olá gostei do artigo, gostaria de deixar um link de Cursos de Desenhos para ajudar também, se poder me da uma força nessa fico grato.
    Obrigado!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *