Como desenhar círculos quando não temos um compasso que sirva

Não são poucas as vezes que precisamos fazer um painel ou algo que será visto de longe com formatos ou desenhos que precisam de um círculo como base. Ai entra a questão, os materiais que encontramos em papelarias geralmente são para coisas que fazemos em uma folha de papel sulfite. Seja o compasso, ou seja a impressora que limita ao tamanho da folha de sulfite a ajuda que o computador poderia nos dar.

Como estas coisas não servem, muitas vezes arriscamos desenhar a mão livre este círculo, e ele acaba tendo muitas formas, menos um círculo.

Na dica de hoje quero colocar aqui algumas alternativas para quando o compasso não servir, seja pelo tamanho do círculo, ou seja os materiais usados.

1- Use uma vasilha redonda

comodesenharcirculos1

É só apoiar o lado que tem o tamanho desejado e com um lápis, ou um giz de lousa, traçar acompanhando a borda da vasilha.

2- Faça um compasso improvisado

comodesenharcirculos2

E o melhor de tudo, pode ter qualquer tamanho, muito útil para grandes círculos, para desenhos numa rua por exemplo ou painel com metros de tamanho.

Para fazer este compasso tenha em mãos o lápis, caneta ou giz que deverá fazer o traço, amarre ele num barbante que deverá ter no mínimo o tamanho do raio do círculo (ou do tamanho da metade do círculo), pegue a ponta livre do barbante e apoie com o dedo ou com outro objeto, ou até mesmo amarre em algo que fará esse apoio como um lápis na onde será o centro deste círculo, depois estique o barbante e com ele sempre esticado trace todo o círculo como se estivesse usando um compasso.

3- Gire o papel enquanto faz o traço

comodesenharcirculos3

Claro que deve algo ser apoiado no papel, como o pulso ou para círculos menores um dos dedos…

comodesenharcirculos4

…sobre esta dica, é possível ver vídeos pela internet de pessoas que conseguem fazer o círculo perfeito assim, nas minhas tentativas sempre ficaram algumas imperfeições, mas porque ao girar, meu ponto de apoio sempre saiu um pouco do lugar, mas é uma opção e pode fazer com que o círculo saia depois de pequenas correções.

Bom é isso aí, fica a dica para que o desenho de um círculo não seja algo impossível para painéis, ou na rua, ou em folhas maiores, muito menos por não termos um compasso.

Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *