Como fazer as letras de painéis usando seu computador pessoal para fazer o molde

dicaletraspainel

Quando vamos fazer um painel, geralmente temos que também escrever nele, e aí torcemos para termos moldes para fazermos nossas letras, que nem sempre temos e quando temos às vezes não é o tamanho que precisamos. Então faço esta dica para que não tenhamos o receio de fazer nossas letras, e se aprender bem, cada vez que tiver que fazer isso, não pensará duas vezes, fará as letras conforme o tamanho, cor e estilo que necessitar.
Muitos já devem ter seu jeito de fazer, o que quero aqui é na hora de fazer a letra, não fazer manual, mas contar com a ajuda do computador ou notebook, e depois sim as recortar e colar em um papel colorido (de forma alguma imprimir colorido usando sua tinta da impressora jato de tinta).
Para isso, vou mostrar passo a passo como fazer escrevendo a palavra JESUS, e usarei o Microsoft Word, preferia o Corel, mas farei no Word para fazer de uma forma mais próxima a realidade do que costumamos ter em nossos computadores.

Primeiro passo

Como primeiro passo, vamos abrir o Microsoft Word e configurá-lo para termos mais espaço na página, as letras feitas deste jeito podem ter até o tamanho de uma página cada letra, mas vamos fazer uma letra mediana, mas de bom tamanho para um painel.
Com o Word aberto, vamos configurar a página, para isso vá no menu superior e encontre a aba “LAYOUT DA PÁGINA”, veja na figura abaixo:

menu-layout-pagina-sel

Depois, dentro dele clique em Margens, aparecerá uma lista, e ao final dela terá uma opção chamada Margens Personalizadas, clique para vermos esta opção, veja como fazer na figura abaixo:

menu-layout-pagina-margens

Ao clicar nesta opção aparecerá a tela Configurar Página, conforme a figura abaixo:

tela-configurar-pagina

Nesta tela vamos alterar as margens e colocarei o papel para ser usado deitado, ou orientação em paisagem. Para fazer uma letra que tenha o tamanho de uma página podemos deixar o papel em pé, ou orientação em retrato que é melhor, mas para este caso aproveitarei mais o papel se ao escrever ele estiver deitado (pra impressora isso não interfere, o jeito de colocar o papel nela será o mesmo). Vou mudar as margens todas para 1,5 cm e a orientação clicarei em paisagem, reparem que abaixo tem a visualização mostrando para nós uma representação do que estamos fazendo, veja abaixo esta tela configurada conforme falei agora:

tela-configurar-pagina-conf

Estando tudo certo, clique em ok, e vamos escrever as letras de nosso Painel, repare que o Word terá mudado o papel para deitado e ao escrever, você verá que as letras aparecerão mais perto da borda da página.

Escrevendo as palavras do Painel

Escreva a palavra JESUS, se fosse escrever uma frase escreva sem espaços, tipo JESUSTEAMA, falo para fazer assim, pois vamos recortar estas letras, o espaço entre as palavras só desperdiçará papel.
Agora selecione a palavra e vamos formata-la, primeiro vamos mexer na aparência, depois vamos mexer no tamanho. Com a palavra JESUS selecionada vá no menu superior e encontre a aba “PÁGINA INICIAL” e no grupo fonte localize o Efeitos de Texto e Tipografia, representado pelo seguinte ícone:

opcao-para-formatacao

Com a palavra JESUS selecionada, clique nesta opção e escolha as seguintes configurações seguindo a sequência apresentada na imagem abaixo:

formatando-1

A primeira irá colocar o efeito de letra vazada, isso é bom porque na hora de imprimir queremos só o contorno da letra, para economizar cartucho e porque o que vai fazer a letra ser colorida é a colagem desta letra em um papel colorido. Como esta opção vem com uma sombra, vamos fazer a segunda configuração que é para tirar esta sombra, pois não vamos usá-la. Depois disso vamos configurar o contorno de nossa letra para ficar melhor e mais visível, veja como fazer na figura abaixo:

formatando-2

Parece que o texto ficou com o contorno muito grosso, mas é porque a letra está muito pequena. Vamos aumentar a letra. Aqui, você também pode mudar a fonte para que a letra possa ser diferente. Escolhida a fonte (ou se quiser mantenha esta mesmo) aumente agora até o tamanho desejado, mesmo que ocupe 2 páginas, faça conforme o que precisa. No meu caso, minha letra ficou com tamanho 400, fazendo com que a primeira página tivesse as letras JES e na segunda ficou as letras US. Veja como o meu ficou a primeira página:

demonstracao-pagina-jesus

Colando as letras de molde no papel colorido.

Agora, salve isso para não perdermos e imprima, repare que o que fizemos não é para ser colado com a folha de sulfite no painel, fizemos um molde, por isso não tem cor, e agora eu vou mostrar como eu coloco esta cor. Para isto, eu vou pegar uma folha que tenha uma cor bonita, como a de um papel verniz, papel cartão, color set, com as folhas impressas, você pode manter as letras juntas antes de colar ou já separadas, mas deixe para recortar a letra depois de colada, no meu caso, após imprimir, tirei os excessos de papel em volta das letras sem separá-las. Veja como ficou:

letras-impressas-e-recortad

Agora temos que ter atenção, para nosso molde dar certo, temos que colar a frente das letras nas costas do papel que vamos usar, então para isso siga este passo a passo para não errar, olhando para a letra como na imagem acima passe a cola perto do contorno da letra, mas na parte interna, veja no detalhe como fiz:

passando-a-cola

E agora cole no verso do papel colorido, na minha demonstração vai ficar difícil de ver, pois usei o color set que tem os dois lados coloridos, mas para entender, olhe para as letras com a cola e pegue o papel colorido de frente e coloque em cima, repare que para a letra ficar certa, tem que ser colado no verso, depois vamos recortar pela linha que vamos ver no verso do papel, por isso o contorno forte que escolhemos.

Veja na imagem abaixo a letra colada:

letras-coladas

Agora você pode separar as letras e recortar pelo verso:

recortando-as-letras

Se o contorno ficar muito claro, antes de recortar, evidencie o contorno com um lápis, no meu eu deixei um contorno fino e precisei passar o lápis, mas a configuração que passei aqui era o dobro da que usei e deve estar aparecendo o suficiente, após recortar você terá a letra do seu painel:

letrasprontas

Pronto, fizemos as letras do Painel usando o computador para fazer os moldes e assim podemos variá-las a cada novo painel, pois poderemos fazer moldes novos.
Espero que tenham gostado e que seja útil.

Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *