Com o PowerPoint faça suas imagens para divulgação nas Redes Sociais

cabecalho-da-dica

Em clima das Festas Juninas gostaria de escrever esta dica falando de como podemos montar divulgações de uma forma um tanto inusitada, mas com certeza, mais fácil e acessível a maioria de usuários de computador, usando o PowerPoint, digo fácil, pois sua forma de trabalhar é muito parecida com o Word.

E ai você pode me perguntar… Como o PowerPoint pode ser útil se com ele fazemos apresentações de slides e para fazer uma divulgação fazemos imagem?

Isso é simples, porque é justamente esse detalhe que o PowerPoint pode solucionar, bastando pedir para ele que gere uma imagem do slide ao invés de gerar uma apresentação de slides.

E convenhamos aqui, colocando uma imagem de fundo e

blocos de texto em determinados pontos do slide conseguimos montar verdadeiros cartazes, ou melhor imagens de divulgação de eventos que possamos estar envolvidos. E o melhor de tudo, pegando o jeito, não precisamos mais recorrer a alguém que mexe com Editoração Gráfica ou tratamento de imagens para fazer nossas divulgações.

Feita as devidas colocações e motivações… vamos fazer uma primeira imagem de divulgação juntos…

Primeiro abra o PowerPoint na versão que você tiver, o PowerPoint que usei foi o 2013…

tela-principal-power-point

Após abrir o PowerPoint já vamos ter uma apresentação em branco e um primeiro slide em branco, vamos seguir em frente colocando uma imagem de fundo, conforme a imagem a seguir:

colocando-imagem-de-fundo

Antes de seguir o que está ilustrado na imagem escolha uma imagem que poderia ser sua imagem de fundo de sua divulgação, com ela salva em seu computador siga os seguintes passos: 1º vá ao menu ‘Design’ e no lado direito das opções você vai encontrar um botão chamado ‘Formatar Plano de Fundo’. Ao clicar nesta opção escolha como tipo de preenchimento o ‘Preenchimento com imagem ou textura’, feito isso vá e escolha a imagem, neste caso para fazer isso eu cliquei no botão ‘Arquivo…’.

Após escolher a imagem de fundo seu slide ficará assim:

imagem-de-fundo-colocada

Após isso devemos colocar os textos que conterão as informações que precisam ser passadas sobre o evento, repare que no PowerPoint você tem umas caixas escritas ‘Clique aqui para adicionar um título’, se você clicar dentro dele ele irá ficar selecionado e você poderá escrever dentro, selecionar o texto e formatar, entre outros. Também estas caixas podem quando selecionadas serem redimensionadas por uns quadradinhos ou até mudar de lugar, se tiver com a caixa de texto selecionada você pode também copiar e colar para ter mais caixas como estas para serem feitos outros blocos de textos.

Sabendo disso, vamos então acrescentar um texto na divulgação de nossa Festa Junina, veja a imagem a seguir:

colocando-texto

No caso eu cliquei na caixa que estava escrita ‘Clique para adicionar um subtítulo’, formatei, redimensionei e coloquei logo após a palavra Festa Junina que já fazia parte da imagem.

Mas o que estamos vendo é o slide em tempo de edição/projeto para poder ser editado, tem algumas coisas, como as caixas de textos vazias que não nos interessam na hora que tiver nossa imagem pronta, e estas coisas realmente não vão aparecer, para que possamos ver como a imagem/slide ficará vamos mandar apresentar o slide pronto. Para isso clique na tecla F5 do seu teclado, veja o que é mostrado:

apresentando

Para sair da apresentação de slides clique na tecla ‘ESC’ que fica no canto superior esquerdo do seu teclado. Pronto voltamos ao modo de edição que estávamos.

Agora, estamos com nossa divulgação pronta, podemos salvar esse arquivo de PowerPoint normalmente, caso depois precisemos corrigir ou mudar alguma coisa…

Feito isso ainda com o PowerPoint aberto vamos agora gerar uma imagem deste slide, porque se tivermos a imagem assim, a nossa divulgação estará muito legal. Para fazer isso vá no menu ‘Arquivo’ e vamos na opção ‘Salvar Como’, veja na imagem todas as etapas:

salvando-em-imagem

Escolha onde vá salvar e defina um nome para a imagem. Mas não salve ainda. Agora vem a jogada… embaixo do nome do arquivo tem um campo chamado ‘Tipo:’ e nesse tipo fica por padrão o que o PowerPoint faz que é ‘Apresentação de PowerPoint’, mas podemos ver que tem outras opções neste campo tipo, e o que precisamos é que o que montamos não seja uma apresentação de slides, mas uma imagem e por isso vamos procurar neste campo Tipo a seguinte opção: ‘Formato JPEG (*.jpg) e ai vamos clicar no botão ‘Salvar’.

Como uma apresentação de slides podem ter um ou mais slides o PowerPoint pergunta se gerará uma imagem do Slide que está sendo editado ou de todos os slides a apresentação, você vai escolher o botão ‘Apenas Este’, conforme a figura a seguir:

pergunta-sobre-imagem-gerad

Feito isso, sua apresentação não terá mudado em nada, pois apenas demos um comando para gerar a imagem, mas vá até a pasta que você escolheu para gerar a imagem e veja que lá terá uma imagem a mais que o PowerPoint gerou, veja o resultado na imagem a seguir…

divulgacao-redes-sociais

E como ela é uma imagem, você pode subir como postagem na rede social que achar melhor, como Facebook, Twitter, WhatsApp e o bom é que a imagem fica num bom formato.

Essa ideia não é minha, uma amiga minha precisando divulgar algumas coisas no WhatsApp pensou no PowerPoint que era o que tinha em mãos e para a minha surpresa ela tinha em mente que precisava ser uma imagem e assim acabou achando este recurso. Se você também só tem o Word, Excel ou PowerPoint no seu computador, agora também pode fazer sua imagem de divulgação.

Bom espero que tenham gostado da dica!

Um abraço a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *